Saiba como dar a atenção necessária para o pescoço


Cuidar da região evita o envelhecimento precoce e ainda garante firmeza e elasticidade.


Assim como o rosto, o pescoço precisa de cuidados. Afinal, ele também realça a sua beleza natural, principalmente quando é valorizado com colares, echarpes ou cachecóis. Mas tente se lembrar da última vez que você deu a ele uma atenção especial... Se faz muito tempo, não se culpe.


“As pessoas esquecem de se precaver como fazem com a face. Com os anos, a exposição ao sol pode causar vermelhidão (chamada de poiquilodermia), inclusive abaixo da nuca, quando o cabelo é curto.


Rugas e as hereditárias pintinhas escuras (dermatose papulosa) também surgem e dão um aspecto de envelhecimento”, explica Paula Periquito, professora do curso de pós-graduação em dermatologia na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.


Hábitos diários


Algumas precauções retardam outros efeitos da idade, como vincos, vasinhos, ressecamento e perda de elasticidade. A questão é estender o tratamento facial até o colo, já que a textura e as características da pele são semelhantes. “Não esqueça do filtro solar, sobretudo se você que é bem clarinha”, aconselha Paula.


Complemente com um hidratante, mas a área, por ser mais sensível e menos oleosa – justamente por estar quase sempre protegida da luz pela cabeça e pelos cabelos –, deve ser hidratada com produtos de formulação neutra.


Samar El Harati, dermatologista e professora do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi, diz que essa orientação é muito importante. “Substitua cremes com ácidos (como o retinoico ou o glicólico) e clareadores por itens cuja fórmula tenha como base o colágeno e a elastina”, indica.


Essas duas substâncias proporcionam a firmeza que minimiza a flacidez e a ação da gravidade. Para reforçar a eficácia, espalhe com movimentos de baixo para cima, como uma drenagem linfática, o que elimina toxinas e impurezas.


Saúde do corpo


O costume de aplicar perfumes no pescoço deve descartado, uma vez que, ao longo do dia, a ação do sol e o suor ajudam a fixar elementos químicos na pele.

“Tente, por exemplo, borrifar a fragrância em outros pontos cobertos pelas roupas e até evitealergias. Além disso, retire acessórios antes de dormir para não ter ferimentos e cicatrizes”, diz Paula Periquito.

A atenção ao corpo como todo é igualmente necessária. “Mantenha a postura ereta, faça exercícios regulares, beba diariamente cerca de dois litros de água por dia e tenha uma alimentação equilibrada.


”Durma, no mínimo, oito horas diárias e contínuas, pois a falta descanso causa o envelhecimento precoce e a oxidação das células”, conclui Samar.



Posts Recentes