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Qual a importância da vitamina C para o nosso organismo?

 Sempre se acreditou, pelos médicos e nutricionistas, que a quantidade recomendada de vitamina C para o organismo seria em torno de 75 a 90 mg da vitamina por dia. Mas novas pesquisas apontam que a quantidade ideal para ser consumida é muito maior:200 mg.

 

O homem é incapaz de sintetizar o ácido ascórbico e necessita da vitamina C na dieta para prevenção do escorbuto e para o bom funcionamento de muitos órgãos e processos de nosso corpo. Os sintomas da deficiência são afrouxamento dos dentes, sangramento da gengiva, anemia, deficiência na cicatrização de feridas, entre outros.    

 

  FONTES DE VITAMINA C  

                                                                                                                             

O leite materno contém 30-55 mg de ácido ascórbico por litro, dependendo da ingestão mãe. Consequentemente, o lactente que consome 8 50 ml de leite materno irá receber cerca de 35 mg de ácido ascórbico.

 

Os alimentos mais ricos em vitamina C são frutas e vegetais frescos. A vitamina C é encontrada nas seguintes fontes: acerola, kiwi, brócolis, papaia, melão, uva, espinafre, manga, batata, tomate, couve-flor, repolho, morango, abacaxi, melancia, banana, maçã, pera e entre outras.

 

A vitamina C também está disponível no mercado farmacêutico em comprimido convencional, efervescente, mastigável, de liberação prolongada, pastilha, pó, granulado, cápsula, gotas e ampolas, tanto isoladamente como em polivitamínicos e minerais. Apesar dos produtos serem encontrados como venda livre, podem causar  reações adversas e interações medicamentosas. Portanto, o uso deve  ser com critério e sob avaliação médica.

 

NECESSIDADES DIÁRIAS

 

Os adultos sadios perdem 3-4% de sua reserva no organismo diariamente. Para manter um estoque de 1500 mg de ácido ascórbico ou mais em um adulto sadio, seria necessário uma ingestão diária de 60 mg/dia. Esta dose diária ainda é revisada em muitos artigos científicos até hoje.

 

FUNÇÕES DA VITAMINA C

 

A vitamina C estimula as defesas do organismo em períodos de maior incidência de infecções e preenchem as necessidades que ocorrem em estados normais, como gravidez, amamentação, atividades esportivas, trabalho intenso e nos estados patológicos como doenças infecciosas e estados febris.

 

A quantidade de vitamina C necessária para ter todos esses benefícios é facilmente atingida ao se alimentar bem, ingerindo hortaliças e frutas. Já que o organismo tem um limite de absorção do nutriente. Daí a explicação porque não adianta exagerar na dose e tomar de uma só vez suplementos que contêm 1 ou 2 gramas de vitamina C.

 

Porém, há situações em que, junto com uma alimentação rica em hortaliças, a suplementação é indicada, como no caso de atletas, praticantes de atividades físicas intensas, doentes crônicos, pessoas que têm gripes e resfriados recorrentes ou para aqueles que fumam, bebem demais, se alimentam mal ou vivem em locais muito poluídos.

 

 

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