Please reload

Posts Recentes

Aprenda a cuidar da suas escovas de dente

 Tão importante quanto ter uma escova de dente de qualidade é saber preservá-la. A higienização, o armazenamento e a troca periódica são fundamentais para garantir a saúde de sua boca.

 

O primeiro passo é enxaguá-la e secá-la bem, logo depois da escovação. Para isso, basta bater seu cabo na pia até que os respingos de água parem de cair. Evite passá-la na toalha, pois nesse contato das cerdas com o tecido pode haver troca de germes e bactérias. Depois, ainda é possível aplicar um anticéptico em forma de spray, mas é preciso enxaguá-la antes de usar da próxima vez. 

 

“Esse processo vai eliminar os germes e bactérias que foram retirados da boca. Se essa lavagem não for feita corretamente, eles permanecerão nas cerdas e na próxima escovação estarão prontos para voltar para sua boca”, diz Henrique Luarte Dias, dentista especializado em Prevenção Odontológica.

 

Esses micro-organismos podem causar cárie, inflamações gengivais, lesões na mucosa bucal e até outros problemas pelo corpo, como infecções nos pulmões e coração e diarreias. “Uma vez na boca, eles podem ser engolidos e caírem na corrente sanguínea, sendo levados para outras partes do corpo, o que pode prejudicar seu funcionamento”, diz Henrique.

 

Escolha certa

 

A escova de dente ideal é simples, sem “frescuras” e atende praticamente todos os tipos de pessoa. “Ela deve ter cabo anatômico, cerdas homogêneas, duráveis e de consistência macia ou extramacia – para não agredir esmalte e gengivas – e pontas arredondadas. O tamanho deve ser adequado à boca para facilitar a higienização, principalmente para crianças”, diz Sandra Kalil Bussadori, professora de Odontopediatria da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).

 

Há quem prefira as elétricas por acreditar que elas limpam melhor os dentes ou por preguiça de fazer os movimentos corretos da escovação, mas Sandra só as recomenda para casos específicos. “A escova elétrica pode ser uma aliada para quem tem dificuldades motoras, necessidades especiais ou até como estímulo para algumas pessoas”, diz a especialista.

 

Quem usa aparelho fixo pode usar a escova de dente tradicional, mas deve incluir no seu kit de higiene bucal a escova interdental que tem uma cabeça fina e que consegue limpar entre o aparelho.

 

Armazenamento

 

Guardar a escova dentro do armário não é o mais indicado, assim como gavetas, que são lugares quentes e úmidos. O ideal é optar por suportes abertos, em locais secos e ventilados. Alguns especialistas recomendam que a escova fique guardada dentro de um estojo plástico, próprio para protegê-la de contaminações. Essa dica é bacana, mas é preciso ter cuidado na hora de escolher essa proteção. 

 

“Se for totalmente fechado, sem arejamento, o espaço pode ficar abafado e úmido, ambiente ideal para a proliferação das bactérias que não foram totalmente eliminadas na lavagem. Existem algumas que conseguem ficar até 24 horas vivas nas cerdas”, diz Henrique.

 

Um grande colaborador para a contaminação das escovas dentro do banheiro é o vaso sanitário. Pesquisas científicas mostram que não é raro encontrar coliformes fecais (bactérias encontradas nas fezes) presos em suas cerdas.

 

Por isso é fundamental manter a escova de dente pelo menos um metro longe do vaso sanitário e deixá-lo sempre com a tampa fechada. “Principalmente quando for dar descarga, para que esses microorganismos não se espalhem pelo ar e cheguem até a escova”, diz Henrique.

 

Hora de trocar

 

A escova de dente deve ser trocada periodicamente para evitar que sua eficiência seja prejudicada. “A escova dentária deve ser trocada toda vez que as cerdas começarem a ‘abrir’, o que depende da frequência de escovação, força, uso de aparelhos ortodônticos ou próteses, ou a cada dois meses, já que ela está em contato direto com microrganismos e umidade”, diz Sandra.

 

Além disso, a especialista recomenda sempre trocá-la após uma gripe ou infecção de garganta para diminuir o risco de uma nova contaminação por bactérias que podem permanecer na escova. 

 

 

Please reload

Galeria de Fotos
 
Endereços
Encontre-nos

Loja01. Rua Pedro Augusto Bossardi 1017 - Quatro Barras, PR

Tel: (41) 3672-1036

Loja02. Rodovia do Caqui (PR506)

1724 - Campina G. do Sul.

Disk Entrega: (41) 9834-1113

 

© 2016 - Orgulhosamente criado por                          Hospedagem