Please reload

Posts Recentes

COMO CUIDAR E HIDRATAR SUA PELE DURANTE O INVERNO

 Sinto a pele mais ressecada e áspera no inverno, chega a coçar algumas vezes, a oleosidade que tenho absurdamente no verão diminui muito”, conta a fisioterapeuta Suellen Marjorie, descrevendo uma sensação que parece atingir grande parte das pessoas nos dias mais frios.Especialistas apontam a água quente como a grande vilã nesses casos. Ela é prejudicial, pois remove a camada de gordura presente sobre a pele, cuja função é mantê-la hidratada. 

 

Sempre comparo o nosso banho à lavagem de uma panela engordurada. Quando queremos desengordurar uma panela, usamos água quente, muito detergente e esponja. Isso é tudo que uma pele não pode receber, pois, no nosso caso, a gordura é essencial na hidratação”, diz a dermatologista Juliana Jordão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Portanto, banhos mornos, pouco sabonete e esponja somente onde é necessário são a melhor saída para não prejudicar a pele. E para quem não suporta a água morna, a saída apontada pela especialista são os banhos rápidos. “Aposte em banhos rápidos, mornos e no uso de sabonete hidratante”, ressalta.

 

Além do banho, outros cuidados são essenciais. “De acordo com cada tipo de pele, sugerimos produtos de hidratação para uso diário, pois peles secas apresentam um aspecto de descamação e envelhecem mais rápido. O uso do filtro solar também se mantém indispensável nessa época”, afirma a dermatologista.

 

Suellen segue à risca essas orientações: “Acordo, lavo o rosto com sabonete, passo tônico, hidratante e filtro solar. No corpo uso um hidratante mais concentrado. Quando vou dormir, passo creme nos pés e coloco meias, os pés ficam bem macios”.

 

Segundo a dermatologista, cremes hidratantes sempre são mais efetivos que óleos corporais, pois têm uma maior capacidade de absorção pela pele. “O melhor momento para aplicá-los é imediatamente após o banho, quando nossa pele tem a maior capacidade de absorver o produto”.

 

Lábios e cabelos

 

Lábios ressecados também são quase certos nos dias com temperaturas baixas. “O ideal é o uso regular de batons ou cremes labiais hidratantes. Caso estejam ressecados, cremes labiais à base de lanolina, ceramidas, vaselina ou dexpantenol ajudam muito”, afirma a dermatologista.

 

Para os cabelos, é fundamental usar máscaras hidratantes, no caso de fios mais secos. “Evite dormir com cabelos molhados para não manter o couro cabeludo úmido e piorar a incidência de caspa. Para aqueles afetados por esse problema, recomendo xampus anticaspa”, diz Juliana.

 

De olho nas doenças de inverno

 

- Dermatite asteatósica: nome técnico para lesões causadas pelo ressecamento da pele, como manchas vermelhas e descamação, especialmente nas pernas;

 

- Dermatite atópica: alergia de pele causada por uma deficiência na produção da gordura formadora da barreira da pele, deixando-a mais ressecada, com descamação, com manchas brancas ou vermelhas e com tendência a desenvolver alergia a produtos simples do dia a dia, como tecidos sintéticos, produtos de limpeza ou até mesmo ao próprio suor;

 

- Ceratose pilar: pequenas bolinhas vermelhas em braços ou outras regiões, que muitos pacientes confundem com cravos, mas na verdade é mais uma manifestação do ressecamento da pele;

 

- Dermatite seborreica: conhecida como caspa, que é a descamação do couro cabeludo, ou ainda, de algumas regiões da face, como laterais do nariz e sobrancelha;

 

Procure um especialista caso esses sintomas se manifestem.

 

 

 

 

Please reload

Galeria de Fotos
 
Endereços
Encontre-nos

Loja01. Rua Pedro Augusto Bossardi 1017 - Quatro Barras, PR

Tel: (41) 3672-1036

Loja02. Rodovia do Caqui (PR506)

1724 - Campina G. do Sul.

Disk Entrega: (41) 9834-1113

 

© 2016 - Orgulhosamente criado por                          Hospedagem