Atividades físicas são essenciais para envelhecer de forma saudável


Todo mundo já sabe que incluir atividades físicas no dia a dia traz inúmeros benefícios: além de contribuir para uma vida saudável, reduzindo o colesterol, a hipertensão e os problemas cardíacos e vasculares, a prática regular de exercícios ajuda a melhorar o bom humor. No caso dos idosos, manter-se ativo é fundamental e a chave para envelhecer com saúde e independência.


De acordo com Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva Brasil, existem muitas vantagens psicofisiológicas para um idoso: “O que mais gosto de expor é um processo de envelhecimento saudável e autônomo”.


Mas se o idoso nunca foi ativo, quais atividades ele pode fazer? Nessa situação, deve ser considerada a sua atual capacidade física, mas é preciso procurar um especialista, que pode ser o seu médico, um educador físico e até um fisioterapeuta. “Nunca inicie qualquer atividade física sem estar devidamente liberado pelo seu médico e sem ter a supervisão do seu professor”, alerta Felipe.


Mulheres

As mulheres tendem a apresentar alguns processos degenerativos do envelhecimento mais cedo que os homens, como aosteoporose. Segundo Pérola Plapler, diretora da divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, tanto os exercícios de impacto (caminhar, correr e pular corda) quanto os de força (musculação) auxiliam no combate à osteoporose e a outras doenças. Além disso, também é importante consumir alimentos ricos em cálcio, como os derivados do leite e as folhas verdes.


A seguir, confira mais alguns benefícios que a prática de exercícios pode proporcionar:


– Reduz a incidência de doenças e auxilia no tratamento delas.

– Melhora as capacidades funcionais do corpo

– Promove o bem-estar físico e psicológico.

– Aumenta a massa muscular e mantém a óssea.

– Proporciona autonomia e bem-estar.

– Estimula o metabolismo.

– Ajuda no combate a inflamações do organismo.

– Melhora o processo cognitivo, como atenção e memória.


E engana-se quem pensa que se exercitar é somente correr, nadar ou jogar bola. Caminhar, ir à padaria, brincar com os netos e passear com o cachorro também são práticas que deixam a mente e o corpo ativos, em qualquer idade.





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