Please reload

Posts Recentes

Mitos e verdades sobre a higiene bucal

 A boca de uma pessoa diz muito sobre ela: ao mesmo tempo em que é seu cartão de visitas, também é considerada a porta de entrada de várias doenças. Sabia que até mesmo o beijo pode transmitir cáries? E que problemas na gengiva podem levar a cardiopatias? Para entender mais sobre a importância de manter bons hábitos de higiene bucal, falamos com o dentista e cirurgião bucomaxilofacial Nilton de Oliveira para nos esclarecer mitos e verdades sobre os cuidados com a boca.

 

O brasileiro é desleixado em relação à higiene dental.

Mito: De acordo com pesquisa da empresa alemã de estudos de mercado Growth from Knowledge, o brasileiro se preocupa sim com a escovação. Para 68% dos brasileiros, o principal hábito para cuidar de sua saúde é prezando pela saúde bucal – 73% das mulheres e 62% dos homens cuidam mais dos dentes do que do resto do corpo.

 

Doenças bucais podem provocar problemas cardíacos.

Verdade: Segundo a American Dental Association (ADA), problemas bucais como doença crônica gengival (periodontite) podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões. 

 

Problemas na boca não causam doenças no organismo.

Mito: Diversas doenças sistêmicas, que muitas vezes afetam todo o organismo, podem ter origem em infecções orais.

 

É preciso apenas escovar os dentes.

Mito: A língua e o palato (céu da boca) também devem ser escovados. Ademais, é importante complementar a higienização bucal com enxaguante e com fio dental.

 

Escova cara é a melhor para a higienização.

Mito: A escova de dente ideal é simples, sem “frescuras” e atende praticamente todos os tipos de pessoa. Ela deve ter cabo anatômico, cerdas homogêneas, duráveis e de consistência macia ou extramacia – para não agredir esmalte e gengivas – e pontas arredondadas. O tamanho deve ser adequado à boca para facilitar a higienização, principalmente para crianças.

 

Um probleminha simples na boca não leva a caso mais sério.

Mito: A gengivite, um simples problema bucal, pode se transformar em periodontite, que resulta em sangramento, sensibilidade, retração da gengiva, mau hálito, mobilidade e pode acabar com a perda dental.

 

A periodontite é uma doença silenciosa.

Verdade: O grande problema da doença periodontal é que, na maioria das vezes, se comporta de forma silenciosa e sem sintomas e, quando o paciente percebe, já existe um comprometimento severo da estrutura dentária.

 

As cáries são muito comuns em crianças.

Verdade: 60% das crianças têm cárie, que são muito comuns nessa fase da vida, por isso é muito importante que os pais fiquem atentos à correta higienização bucal dos filhos.

 

Verdade: A cárie é uma doença infectocontagiosa, ou seja, transmissível, e até mesmo o beijo pode transmiti-la para você – ou de você para outra pessoa!

 

O mau hálito ocorre apenas pela falta de higiene bucal.

Mito: Pode ser pela falta de escovação, por gengivite, ingestão de determinados alimentos, como molhos picantes, tabaco, boca seca, e também pode ser originada por doenças do estômago, fígado e rins.

 

 O mau hálito é mais comum de manhã.

Verdade: Pode ser mais evidente no período matutino, devido à menor produção de saliva durante a noite, o que contribui para a deterioração dos ácidos e de outras substâncias no interior da boca.

 

Antibióticos escurecem os dentes.

Depende: Apenas o antibiótico tetraciclina pode escurecer os dentes de crianças cuja dentição ainda está se formando – e não após a sua erupção. Os medicamentos restantes não têm esse efeito.

 

Chicletes sem açúcar previnem cáries.

Mito: Esses chicletes não provocam, mas também não tratam da cárie.

 

Clareamento dental só funciona se for feito no dentista.

Mito: Existem no mercado bons produtos que clareiam os dentes, como a linha Diamond Attraction, da Closeup, que tem efeito branqueador visível e instantâneo.

 

 

 

Please reload

Galeria de Fotos
 
Endereços
Encontre-nos

Loja01. Rua Pedro Augusto Bossardi 1017 - Quatro Barras, PR

Tel: (41) 3672-1036

Loja02. Rodovia do Caqui (PR506)

1724 - Campina G. do Sul.

Disk Entrega: (41) 9834-1113

 

© 2016 - Orgulhosamente criado por                          Hospedagem